Previsão de demanda: é possível trabalhar com essa estratégia em lojas de roupa?

previsão de demanda

Por mais evoluída que seja nossa tecnologia, ninguém consegue prever o futuro por enquanto. Mas quem trabalha com varejo precisa buscar estratégias para repor estoque de forma assertiva e financeiramente saudável. Isso é possível? 

Se esse conflito tem te preocupado, varejista de moda, temos uma excelente notícia nesse conteúdo: vamos te ensinar como fazer estimativas precisas sobre os próximos meses de vendas da sua loja. Estamos falando sobre a previsão de demanda!

É claro que não é possível acertar 100% de suas previsões, no entanto, será bem mais fácil reconhecer o comportamento do consumidor para os próximos meses e criar cenários prováveis, bem próximos à realidade. 

Dessa forma, você terá as informações que precisa para se organizar e poder atender a demanda, tendo tudo que precisa para garantir uma gestão eficiente – o que é de extrema importância para tomar decisões em um mercado com tanta concorrência.

Que tal conhecer melhor o conceito de previsão de demanda e entender como essa estratégia pode ser importante na gestão de seu estoque? Continue acompanhando e confira!

Entenda o que é previsão de demanda!

Dependendo do tempo que você mantém uma loja de roupas, é possível que já tenha passado por situações como fazer pedidos com mais peças do que o necessário ou realizar compras menores e causar insatisfação em clientes. 

Sabemos que a prática de descobrir o número certo de peças vem com o tempo. Sem a experiência, é comum ter que lidar com o estoque lotado ou com muitas reclamações de clientes que procuram por peças que você não tem mais para oferecer.

Nesse caso, a previsão de demanda pode ajudar empreendedores em geral, independente de quanto tempo estejam atuando no mercado.

Isso torna-se possível porque essa previsão analisa informações mais recentes sobre o desempenho de vendas da sua loja e estuda o comportamento do consumidor, sendo possível identificar as tendências para determinado período.

Ou seja, é interessante criar um plano de ação com base nessa análise e repetir esses processos periodicamente para aumentar suas chances de acerto cada vez mais.

Todo esse preparo vai garantir que seu negócio não seja prejudicado de maneira alguma, evitando excessos ou desperdícios de recursos. 

Mantendo o hábito de fazer análises aprofundadas e bem-feitas, você vai conseguir manter sua loja bem competitiva no seu nicho, mesmo em um cenário de grande disputa e alta exigência de qualidade sem perder a lucratividade.

Por que aplicar a previsão de demanda na sua loja de roupas?

Já apresentamos as necessidades que a previsão de demanda pode suprir, certo? Agora chegou o momento de nos aprofundarmos mais no assunto e te mostrar todas as razões que fazem com que o conceito de previsão de demanda seja valioso para sua loja de roupas.

Isso vai servir para que você esclareça diversas dúvidas em relação aos benefícios dessa prática. Confira uma lista com os principais!

Possibilidade de prever seus gastos

Quando se entende a própria demanda, não existem problemas para conseguir determinar quais serão os seus gastos e custos dos meses que vêm a seguir. Portanto, quando a sua loja consegue organizar seu estoque de maneira eficiente, evitando qualquer desperdício ou surpresas. 

Tendo gastos previstos, suas finanças permanecerão em dia.

Maior domínio sobre sazonalidade para seu negócio

Todo ano existem datas que interferem significativamente no comportamento do seu consumidor, o que pode variar de acordo com o público que você atende e com a comemoração em questão. 

Por exemplo, se você só vende roupas femininas, dificilmente você vai conseguir ter tanto sucesso de vendas quanto as lojas de roupas infantis no dia das crianças. Seu foco vai para o dia das mulheres, dia das mães, dia dos namorados e natal. 

É aí que entra a previsão de demanda! Essa atividade vai servir para entender a sazonalidade da sua marca, revelando quais são os momentos em que as vendas serão mais altas ou mais baixas, quais peças de roupa vendem melhor em cada período etc.

Facilidade na gestão de estoque 

Gerenciar estoque de roupas é uma tarefa bem importante e desafiadora, o que pode ser facilitado se a sua previsão de demanda estiver sendo feita de maneira adequada e eficiente – de maneira que nenhuma peça fique encalhada em seu estoque. 

Ao mesmo tempo que consegue controlar seus pedidos para reposição de peças, também será possível atender a demanda de seus consumidores, para evitar que sintam-se frustrados ou que falem mal sobre sua marca para outros potenciais clientes.

Organização interna e atendimento de qualidade ao cliente

Tendo em vista as vantagens apresentadas acima, não é segredo para ninguém que a previsão de demanda permite maior organização interna — inclusive de processos que envolvem as questões financeiras. 

Além disso, você está sempre um passo mais próximo (a) do sucesso quando entende o que seus clientes procuram e querem da sua loja! Consequentemente, as informações sobre preferências e sobre seus respectivos comportamentos te ajudam a oferecer melhor atendimento aos consumidores.

Como fazer a previsão de demandas em loja de roupas?

Para começar, seu primeiro passo é definir um objetivo para que todas as ações da sua estratégia sejam baseadas nessa meta e sigam um padrão. 

Nessa etapa é possível decidir, por exemplo, qual limite de tempo irá utilizar para fazer essa análise. Seu panorama pode seguir por 3 meses, 6 meses ou, até mesmo, por 1 ano inteiro – o que vai aprofundar mais seu entendimento.

Em seguida, a próxima fase vai exigir coleta de informações que vão servir como estrutura de toda a sua análise (como histórico de vendas dos últimos meses, compras de estoque feitas nesse mesmo período no período anterior etc). 

Ou seja, você vai definir um prazo e reunir tudo o que for necessário para criar um panorama. Por fim, os dados registrados vão ser exatamente o que você precisa para realizar a previsão de demanda.

Se for possível, conte com um profissional de finanças para acompanhar esse processo!

Lembre-se: previsão de demanda é mais que análise!

Quem atua no varejo de moda, sabe o quanto é importante identificar padrões e, a partir disso, ter a chance de criar prognósticos precisos.

Contudo, podemos concluir que não é possível chegar a uma exatidão em relação às vendas, porém, as previsões vão estimular o pensamento a longo prazo. 

Por conseguir prever as tendências de comportamento dos seus clientes, analisar seu cenário econômico atual e bater tudo isso com outros dados, você vai ser capaz de projetar expectativas de faturamento mais próximas da realidade.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.