Conheça as devidas funções de um gerente de loja de varejo!

gerente de loja de varejo

Se você quer investir em uma loja de varejo de moda, precisa saber muito bem quais são as responsabilidades de cada membro da equipe que irá formar para que nada saia fora do planejado no processo.

Inclusive, é muito importante entender quais são as incumbências e deveres de um gerente de loja de varejo, a começar pelo fato de ser um dos colaboradores que tem uma relação mais próxima com o empreendedor, sendo assim, recebe sua confiança.

Para esclarecer de uma vez por todas, fique sabendo que estão sob cuidados de um gerente da loja física uma série de processos, além das pessoas que acabam se tornando vitais para o bom andamento do negócio.

Confira, em detalhes, algumas das principais funções de um gerente de loja de roupa e entenda como desempenhá-las no dia a dia pode otimizar as vendas das peças de roupa!

O que faz um gerente no segmento de moda?

Não surpreende que a ideia principal de levantar um gerente de loja física de varejo seja ajudar a vender mais e melhor, porém, exige muito mais ações do que você imagina.

As atribuições diárias deste profissional tem uma série de funções, algumas fundamentais para o sucesso do negócio e outras apenas para o bem-estar dos outros do time.

Por isso, se a sua rotina for eficiente e produtiva, mais chances a loja de roupas terá de aproveitar momentos e conquistar clientes, além de ampliar o faturamento total.

Sendo assim, entre as principais funções do gerente, podemos destacar as seguintes para atender os objetivos mencionadas aqui: 

Abrir a loja física

Geralmente, é função do gerente abrir a loja, antes dos outros funcionários chegarem de manhã e antes que os clientes comecem a entrar no horário comercial. 

Isso quer dizer que o mesmo vai chegar um pouco antes para administrar a organização da equipe ou das peças de roupa nas prateleiras, checar todo o estoque de roupas e outros espaços que precisam estar em ordem quando o primeiro cliente entrar (mesmo que seja um cliente que já conhece a marca).

Zelar pela manutenção e a organização de todos os ambientes, é responsabilidade do gerente também.

Coordenação dos vendedores da loja e outros membros da equipe

O gerente reúne toda a equipe atuante na loja para apresentar as metas e atividades do dia, além de organizar reuniões mais estratégicas, que devem ser principalmente objetivas e produtivas.

É claro que nem sempre será possível reunir o time todo, principalmente porque alguns podem ser interrompidos em outra demanda, mas é interessante pensar em reuniões mais curtas e semanais para debater temas e áreas menores.

Controle de qualidade do atendimento da loja

Seja uma loja pequena ou grande, um bom gerente de loja do varejo deve estar sempre acompanhando a experiência dos clientes. 

Por isso, é importante manter o contato bem próximo da área de vendas (vendedores externos e lojistas de plantão), para verificar se o padrão de relacionamento do negócio com os clientes está sendo mantido. 

E tem mais! É preciso estar atento para checar se a equipe dá atenção aos clientes que parecem “perdidos” na loja. 

Controle de entradas e saídas

É extremamente indispensável que um gestor saiba tudo que é comprado de suprimentos e mercadorias, bem como tudo que é vendido.

É preciso que cada peça ou modelo seja analisada pelo gerente de loja. Este (a) profissional fica encarregado (a) de autorizar compras de estoque e outros fornecimentos, além de estar sempre de olho nos relatórios de vendas, pagamentos de fornecedores, e nas finanças de uma forma geral etc.

Incentivo de alcance das metas à equipe de vendas

A pessoa mais cobrada pelas vendas não é necessariamente o vendedor. Acredita? É o gerente! 

É um gerente que fica com a definição das metas e com o incentivo do melhor trabalho.

Além disso, deve ser organizado (a) com o controle dos dados de todas as operações, já que essas informações que vão ajudar a manter o controle diário do negócio e também ajuda a identificar estratégias para melhorar a performance de vendas de roupa da loja.

Nesse caso, é importante criar mecanismos que sirvam para estimular a equipe, de forma que a mesma esteja sempre buscando os melhores resultados. 

Dessa forma, a gerência poderá pensar em metodologias de reconhecimento para os colaboradores e vendedores (como sugerimos até em outro dos nossos conteúdos aqui do blog).

É preciso saber liderar

Além de estimular os vendedores, vibrar com as vendas, ter confiança dos times e confiar na equipe formada, delegando atividades (especialmente as práticas de higiene e limpeza dentro da loja para ser um exemplo de comprometimento e profissionalismo).

Ter controle geral de todas as operações

Uma das responsabilidades de um gerente de loja de varejo de moda é ajudar os lojistas a administrarem suas operações. Esse profissional é responsável pelo controle diário dos processos e operações, além de documentar todos os procedimentos, organizar o trabalho dos colaboradores, relatar falhas e pontos de melhoria identificados.

Eles têm que fazer inventários regulares (calculando mercadorias em estoque) para comparar somente com o que está registrado no balanço. 

Para um controle preciso desses dados e informações, é importante contar com softwares de gestão de lojas, já que com essa tecnologia, os gestores conseguem monitorar as principais atividades do dia a dia de forma mais prática e segura.

Por exemplo, tem a oportunidade de analisar estoque, rastrear vendas, gerenciar entradas e saídas, registrar clientes, gerar relatórios e muito mais. 

Dessa forma, traz agilidade e simplifica o dia a dia do trabalho, otimiza o atendimento, os registros e ajuda a melhorar a eficiência e o desempenho da loja de roupas.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.